quarta-feira, 31 de março de 2010

Semana Santa e o Peixe



A Semana Santa é tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Ficheiro:Rafael - ressureicaocristo01.jpg

Ressureição de Cristo - Raffaelo Sanzio (1449-1502) 

A primeira celebração da Semana Santa foi em 1682 pelos cristãos.

Estamos portanto no meio da Semana Santa, mais precisamente no dia que se encerra a quaresma, período iniciado a 40 dia atrás, na quarta-feira de cinzas. Período em que algumas igrejas, como a católica e a anglicana preparam seus fiéis para a Páscoa, onde estes fiéis são convidados para um período de oração, caridade e penitência, inclusive o jejum.

Talvez daí tenha surgido o apelo em se alimentar de pescado, pois na verdade existe a crença de que não se deve se alimentar de carne vermelha, principalmente na sexta-feira santa, dia da morte do Salvador.

Desta crença o consumo de peixe se acentua no período, o que historicamente se reflete em um período de preços melhores devido a maior procura por pescado. Bom para o pescador artesanal, principalmente os organizados no escoamento de suas produções, Amém!

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: