sábado, 5 de junho de 2010

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

  
Pensando nisso e no oceano, publico abaixo fragmentos do texto introdutório de minha tese de mestrado que fala sobre os oceanos, sua imensidão e por conta disso o pensamento equivocado que reinou até o século passado, que infelizmente ainda é praticado por muitos de que o oceano era fonte inesgotável de riquezas, além de sua importância e sobre sua poluição e causas (fontes).

Interessante notar que 77% da poluição é proveniente das atividade realizadas em terra, no interior e litoral.

O meio ambiente marinho é um componente essencial do sistema que possibilita a existência de vida sobre a Terra, além de ser fonte de riqueza que oferece possibilidades para um desenvolvimento sustentável (ONU, 1992).

O oceano é de vital importância pela sua grande influência reguladora nas características climáticas e atmosféricas da Terra e têm papel essencial nos ciclos minerais.

O oceano cobre aproximadamente 361 milhões de quilômetros quadrados ou 71% da superfície da terra e contém, de longe, a maior parte da água do planeta (CMIO, 1999).

Do total de água disponível, 97% compõem o oceano.


Fonte
%
Oceano
97
Gelo em terra
1,9
Água subterrânea
0,5
Rios e lagos
0,02
Água na atmosfera
0,001

Tradicionalmente considerado como fonte segura de riqueza, oportunidade e abundância, a vastidão do espaço oceânico arrastou consigo a sugestão de que existiria pouco ou nenhum limite a seu uso. O conhecimento crescente sobre este ambiente mudou profundamente essa percepção. Conduziu a um reconhecimento cada vez maior não só da importância dos oceanos para o progresso social e econômico como também de sua vulnerabilidade (CMIO, 1999).

Durante séculos, o emprego dos mares e respectivos recursos foram guiados pelo pressuposto de que seria possível acomodar todos os usos. Os estoques pesqueiros eram abundantes, a navegação não tinha limitações, os resíduos lançados no mar apenas criavam dificuldades locais temporárias. 

Com essa percepção errada, a saúde dos oceanos deteriorou-se rapidamente, reveladas através de mudanças na qualidade da água, diminuição na produtividade pesqueira, entre outros indicativos que comprovam o impacto da ação antropogênica no ambiente marinho.

Fontes de poluição marinha:

Fonte de Poluição
Contribuição (%)
Produção off-shore
1
Transportes marítimos
12
Despejos no mar
10
 Total fontes no oceano
23 %
Escoamentos e descargas terrestres
44
Descarga para Atmosfera
33
Total fontes terrestres
77%
Fonte: CMIO - Comissão Mundial Independente Sobre os Oceanos.

Com o passar do tempo, mais precisamente em meados do século passado, foram criadas e desenvolvimento regulamentações sobre a poluição dos oceanos o que acarretou no surgimento de leis internacionais e nacionais mais rigorosas que procuram assegurar a não poluição dos mares pelas atividades humanas através de medidas que mitiguem e proporcionem maior controle... estas leis e normas podemos falar aqui em outras oportunidades, mas antes disso vale a reflexão que independente de leis temos que fazer nossa parte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: