sexta-feira, 25 de junho de 2010

EUA - Golfo do México - Bolsão de óleo no fundo do mar

O governo americano reconheceu oficialmente que o vazamento no Golfo do México provocou um bolsão de óleo no fundo do mar. A empresa BP retomou a coleta de petróleo que tinha sido suspensa na quarta.

Foram 12 horas sem a tampa que tem funcionado como um grande aspirador do óleo que jorra sem parar desde abril. Ela foi retirada depois que um dos robôs submarinos usados na operação de sucção se chocou com a peça. Os engenheiros temiam que a ela pudesse estar danificada.

Depois de uma inspeção de segurança, a tampa foi recolocada no lugar e o trabalho de aspiração do petróleo recomeçou. Mesmo assim, de cada 100 litros de óleo que vazam, 70 continuam indo parar no meio do oceano. E o óleo que jorra do fundo do mar não vai todo direto para a superfície.

Nesta quinta-feira, cientistas do governo confirmaram que parte do petróleo está acumulado em um grande bolsão a quase um quilômetro de profundidade.

Por dia, vazam no golfo 6,8 milhões litros de petróleo, comprometendo a pesca na região e poluindo o litoral sul dos Estados Unidos, onde várias reservas ambientais já foram afetadas
.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: