sábado, 26 de junho de 2010

LIVRO: No Coração do Mar (2000) - Nathaniel Philbrick

O naufrágio do baleeiro ESSEX, no Século 19 foi um acontecimento tão comentado quanto o naufrágio do Titanic no Século 20. Albaroada 2 vezes por uma baleia cachalote, que a golpeou com a cabeça, a embarcação afundou rapidamente.

Amontoados  em 3 botes no meio do Oceano Pacífico, os tripulantes navegaram por 3 meses, percorrendo milhares de milhas em mar aberto na esperança de salvação, por terra firme ou alguma embarcação que os socorresse.

Os naufragos chegaram a avistar uma ilha, desembarcaram nela, mas em poucos dias não havia mais água doce nem alimento na ilha deserta e tiveram que voltar aos botes em busca de melhor sorte.

A escassez de água e comida os submeteram aos horrores da inanição e da desidratação, da doença e da loucura, e os levou aos extremos da morte como o canibalismo.



Mais do que uma aventura, a tragédia desses homens simples, alguns ainda adolescentes, desafia o leitor a refletir sobre a capacidade de resistência do espírito humano diante de adversidades insuperáveis.

Este episódio inspirou Herman Melville a escrever sua obra mais conhecida, Moby Dick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: