terça-feira, 29 de junho de 2010

São Pedro


Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão (o verdadeiro nome de Pedro) era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo Santo André. Novas pesquisas no campo demonstram que Pedro e os demais apóstolos não eram simples pescadores. Ele e André eram "empresários" da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes Zebedeu. Pedro era casado e tinha pelo menos um filho. Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria.

Segundo o relato no Evangelho de São Lucas, Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma de suas embarcações, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava lavando as redes com São Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar no barco que foi afastado um pouco da margem.

No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, iria. O resultado foi uma pescaria excelente, com as redes lotadas de peixe (dizem que era tilápia), sendo necessária a ajuda dos barcos dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes.

Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará "pescador de homens".


Informações: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: