terça-feira, 29 de março de 2011

Fundo Internacional vai apoiar pesca artesanal em Moçambique


O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD, na sigla em inglês) vai conceder um empréstimo de 21,1 milhões de dólares a Moçambique para apoiar a pesca artesanal e o rendimento das famílias nas comunidades pesqueiras, nos termos de um acordo sexta-feira assinado em Roma.

Em comunicado, o IFAD salientou que as águas próximas da costa em muitas zonas de Moçambique estão a ficar sem peixe devido à utilização de técnicas de pesca como grandes redes que conseguem capturar um cardume completo pelo que o pescado está a diminuir bem como o rendimento dos pescadores”.

O objectivo do Projecto de Promoção das Pescas Artesanais é persuadir os pescadores a irem para águas mais fundas e para diversificarem os locais de operação, projecto que, de acordo com o IFAD, irá aumentar o rendimento dos pescadores e fornecer incentivos para que deixem de pescar em águas muito próximas da costa.

O IFAD adiantou que este projecto irá beneficiar directamente 40 mil agregados familiares que dependem da pesca e dos produtos da pesca e outros 40 mil agregados que dependem indirectamente.

Este projecto eleva para 45 milhões de dólares o apoio do IFAD à pesca artesanal em Moçambique, país onde globalmente já aplicou 196,2 milhões de dólares.

Fonte: Macauhub

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: