quinta-feira, 3 de março de 2011

Livro: Nos Limites da Amazônia Azul

Lançado esta semana, o livro "Nos limites da Amazônia Azul", com fotografias de Simone Marinho e textos de Roberta Jansen e Antônio Marinho é a primeira obra a reunir os dados históricos do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e da Ilha de Trindade.

Os dois conjuntos de ilhas oceânicas garantem a soberania nacional a mais de mil quilômetros do continente com uma posição estratégica em meio ao Atlântico: nos limites da Amazônia Azul, uma área marítima de cerca de 3,6 milhões de quilômetros - quase tão grande quanto à da Floresta Amazônica e rica em biodiversidade e recursos naturais, muitos ainda não identificados.Veja a galeria de fotos das ilhas

As datas de descoberta são incertas, mas acredita-se que Trindade tenha sido abordada pela primeira vez em 1501 e São Pedro e São Paulo em 1511, ambas por navegadores portugueses. As ilhas são recheadas de histórias de naufrágios e lendas de tesouros, que até hoje enchem a cabeça de quem passa por lá.

A ocupação permanente desses territórios - o acesso à ilha é restrito a militares e cientistas - é estratégica, principalmente em tempos de pré-sal, porque amplia a área de exploração de petróleo, gás, minérios, biodiversidade e pesca.

- Além de garantir essa gigantesca Zona Econômica Exclusiva (ZEE), a habitação permanente dá à comunidade científica brasileira a oportunidade de desenvolver pesquisas na região que, em função de suas características ímpares, é um pólo para estudos em várias áreas. Atualmente são desenvolvidos 24 projetos de pesquisa lá - diz o capitão-tenente Marco Antônio Carvalho de Souza, encarregado da Divisão de Apoio ao Proarquipélago.

Fonte: O GLOBO


Nos limites da Amazônia Azul
As ilhas de São Pedro e São Paulo + Trindade
Simone Marinho, Roberta Jansen, Antonio Marinho

Muito além dos limites da costa, ainda existe um Brasil que pouquíssimos brasileiros conhecem, mas que remonta à época do descobrimento. Como sentinelas em alto mar, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, no Nordeste, e a Ilha de Trindade, no Sudeste, garantem a soberania nacional a mais de mil quilômetros do continente. A ocupação desses pequeninos territórios é bastante antiga justamente por sua posição estratégica em meio ao Atlântico. As datas de descoberta são incertas, mas acredita-se que Trindade tenha sido abordada pela primeira vez em 1501 e São Pedro e São Paulo em 1511, ambas por navegadores portugueses. Ambas foram disputadas por portugueses e ingleses interessados em estender seu território sobretudo numa época em que boa parte dos deslocamentos era feita por mar. Naturalistas e exploradores estiveram em Sâo Pedro e São Paulo (Darwin passou por lá) e Trindade (como Halley e James Cook) ao longo dos séculos, bem como piratas, prisioneiros e aventureiros de todos os tipos. As ilhas são recheadas de histórias de naufrágios e lendas de tesouros, que até hoje enchem a cabeça de quem passa por lá. Apesar de ricas em histórias que fazem parte da formação do próprio Brasil, há pouquíssimo material histórico sobre as ilhas, ocupadas hoje por cientistas e militares. Nos limites da Amazônia Azul é a primeira obra a reunir os dados históricos disponíveis.

Editora Casa da Palavra, 160 páginas, R$ 100,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: