terça-feira, 13 de setembro de 2011

RJ - Últimas CIPAR Niterói


Ministro visitou instalações do Cipar e, segundo ele, restam poucas etapas até que espaço seja inaugurado. Pescadores artesanais da orla Baía serão beneficiados

Ministro Luiz Sérgio visitou na sexta-feira o Cipar do Barreto. Carcaças de barcos têm que sair. Foto: Nathália Felix

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, se reuniu na tarde de ontem (07/09) com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, para discutir as medidas necessárias para o funcionamento do Centro Integrado da Pesca Artesanal (Cipar), no Barreto.

De acordo com as avaliações do ministro, restam agora poucas etapas para que o Cipar seja inaugurado.

O espaço, que será destinado a atender a pescadores artesanais da orla da Baía, com a proposta de se tornar um novo terminal pesqueiro, está em “fase avançada”, com previsão para ser inaugurado no início de 2012.

Falta a retirada das carcaças de barcos ancorados no cais para que seja feita a dragagem no canal e o calado aumentado; a realização de um estudo de impacto ambiental e o descarte do material, que será realizado pelo Inea e ainda algumas instalações, segundo o ministro.

O Cipar será equipado com câmaras frigoríficas, local para embarque e desembarque de cargas, consumo e ainda a comercialização do pescado.

Campanha – No domingo, às 9h, o ministro Luiz Sérgio se reunirá com autoridades no Mercado São Pedro, para a abertura da Semana do Peixe. A campanha, que este ano segue na oitava edição com o foco na qualidade e na boa alimentação, conta com a parceria do Ministério da Saúde, visando ressaltar a importância do consumo regular de pescado.

Dentre as autoridades, estará presente o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, Marco Botelho e membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A campanha vai até o dia 24 deste mês, com a distribuição de cartilhas informativas e educativas contendo receitas regionais com o pescado, os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar e outras informações que serão promovidas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que estão entre os parceiros e afiliados da campanha.

De acordo com o ministro, o consumo de pescado no país ainda é baixo, atualmente com uma média de nove quilos por pessoa ao ano.

Em países como o Japão, população consome 50 quilos de pescado

No Japão, a mesma média anual chega 50 quilos. A expectativa é de que os brasileiros atinjam a marca de 12 quilos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Queremos aumentar o consumo do pescado, no entanto, levando-se em consideração a produtividade brasileira somada aos números de importação e exportação, tivemos uma melhora significativa ao longo dos tempos, se avaliarmos essa média final”, ressaltou o ministro Luis Sérgio.

De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%.

O ministro indicou que o Brasil tem potencial para elevar sua produção até 20 milhões de toneladas anuais e atender não só o consumo interno, mas também uma demanda externa crescente, calculada em 100 milhões de toneladas em 2030.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: