sábado, 17 de dezembro de 2011

ANP autoriza Chevron a colocar terceiro tampão em vazamento


A Chevron recebeu na quinta-feira autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para injetar um terceiro “tampão” de cimento no poço da petroleira que provocou o vazamento de óleo no dia 7 de novembro no Campo de Frade, na Bacia de Campos. A colocação do tampão é parte do processo de selamento permanente e de abandono do poço pela petroleira norte-americana.

Segundo a Chevron, quatro equipamentos de contenção do vazamento de petróleo foram instalados no Campo do Frade. Os contêineres estão recolhendo as gotas de óleo que ainda emergem do fundo do mar.

A Chevron informou também que foram colocadas boias no mar para identificar a direção e a velocidade das correntes marinhas na região. Os dados coletados mostram que as correntes continuam levando a mancha de óleo para longe da costa.

Indenização
Na quarta-feira, o Ministério Público Federal deu entrada a uma ação civil pública que pede uma indenização de R$ 20 bilhões da empresa e da contratada Transocean pelos danos causados ao meio ambiente com o vazamento.

Além da indenização, por meio de uma ação civil pública, o MPF quer também que a Justiça Federal conceda liminar suspendendo as atividades das duas empresas no país, sob pena de multa diária de R$ 500 milhões.

Por meio de nota, o MPF informou que o procurador Eduardo Santos Oliveira considerou que tanto a Chevron, quanto a Transocean não foram capazes de controlar os danos causados pelo vazamento de cerca de 3 mil barris de petróleo (cada barril tem 159 litros). Além disso, a técnica usada pela petrolífera para conter o derramamento de óleo na bacia não surtiu efeito.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: