sábado, 10 de março de 2012

`Mulheres na Pesca` mostrar lado feminino da profissão nos Açores


O documentário `Mulheres na Pesca`, que mostra ao longo de 55 minutos a realidade e a multiplicidade de tarefas da mão de obra feminina neste setor de atividade nos Açores.

Para realizar este filme, Maria Simões, da cooperativa cultural Descalças, contactou ao longo do ano passado com diversas mulheres em ilhas como S. Miguel, Terceira, Pico e Faial, acompanhando pescadoras, armadoras, compradoras e investigadoras universitárias, além de mulheres que preparam as artes de pesca em terra e que vendem o pescado, numa iniciativa que pretende dar-lhes mais visibilidade.

"É uma visão cinematográfica com uma certa perspetiva também artística de Maria Simões, resultante do contacto dela com a realidade das mulheres da pesca nos Açores, numa viagem que acompanha algumas mulheres na atividade que desempenham normalmente", afirmou Laurinda Sousa, técnica do projeto `Caminhos na Terra e no Mar -- As mulheres na Pesca nos Açores`, promovido pela UMAR no arquipélago.

Laurinda Sousa salientou, em declarações à Lusa, que as mulheres que trabalham neste setor "desempenham variadas tarefas, desde a preparação das artes em terra à limpeza dos barcos, passando pelo trabalho logístico, compra e venda, indústria conserveira ou atividades administrativas e de investigação".

Para esta técnica, já é visível uma alteração ao nível do reconhecimento do papel das mulheres na pesca nos Açores, mas admitiu que "umas têm menor visibilidade que outras", como é o caso das que preparam as artes em terra e das que colaboram com os maridos armadores, "que fazem tudo, num trabalho encarado como se fosse uma extensão da atividade doméstica".

"A UMAR tem insistido em ações junto das mulheres que estão nestes subsetores para potenciar a igualdade no trabalho e na visibilidade perante a sociedade", afirmou, salientando que as pescadoras açorianas "conseguiram representação em órgãos importantes na Rede Europeia de Mulheres na Pesca e no Conselho Consultivo Regional para as Águas Ocidentais.

Nos Açores existem duas associações vocacionadas para apoiar estas mulheres, a Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores, que funciona na Terceira desde 2007, e a Associação de Mulheres na Pesca nos Açores, que iniciou a atividade em 2008 e tem associadas em várias ilhas.

Laurinda Sousa salientou que se pretende divulgar "o mais possível" este trabalho, o que pode passar por concorrer a festivais ou mostras de cinema.

Fonte: RTP | Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: